top of page
Buscar

Como Restaurar seu Charuto Seco



Um apreciador de charutos pode, ao deixar um precioso guardado por muito tempo para uma ocasião especial, encontrá-lo seco e sem suas características originais.


Se o tempo exceder 3 meses, provavelmente o destino do charuto deve ser o lixo, pois suas propriedades terão desaparecido de vez. Sad but true.


Por isso é importante ter um umidificador em casa, caixas de madeira não vão evitar o ressecamento.


Hoje a Rom vai explicar o que fazer para restaurar um charuto seco! 😉


Esse processo de restauração do charuto é bem simples. Basta inseri-lo em um umidificador com umidade entre 65% e 75% durante algumas horas. Dessa forma, as folhas recuperam a umidade e tornam-se apropriadas para a degustação novamente.


Outro problema possível em casos de falta de umidificador, são os carunchos, os laziodermas que podem comer as folhas do charuto. Caso furem a capa, a recuperação torna-se inviável e você deve descartá-lo, ok?


Mas, dependendo da qualidade do charuto, e guardado no umidificador, o mesmo pode ficar de 10 a 15 anos esperando pela fumada sem perder o sabor e o aroma. Incrível, né?


Por isso umidificadores são essenciais para quem deseja tornar-se um charuteiro de verdade.


Assim como vinhos, charutos podem ser alterados pelo tempo, mas desde que seja feito do modo certo, o que torna a experiência ainda mais especial.


Curtiu esse conteúdo? Ative a notificação para sempre saber mais sobre charutos aqui na Rom.

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page